15 anos de Djane Ganeisha
Amanhã dia 23 de Junho Djane Ganeisha completa 15 anos da sua carreira, e como amiga e apoiante dos AMANTES DO TRANCE e como excelente artista que é, falaremos um pouco sobre esta sua jornada no mundo psicadélico.
Raquel Espanhol, seu verdadeiro nome, foi influenciada desde muito jovem pelos pais. A mãe ouvia artistas como The Doors, Bob Marley, The Cure, etc. O pai era locutor de uma rádio na sua cidade natal, Évora. Além disso, também era DJ em vários clubes nocturnos. Tal como o pai, também a artista alentejana segue a carreira de DJ, começando por tocar em dois clubes em Lisboa, o Tocsin e o Disorder onde passava músicas punk, metal, rock entre outros gêneros. Em 2003 tocou pela primeira vez, na zona de Bucelas - o seu primeiro mix de Trance psicadélico numa festa íntima para amigos. Desde então teve várias contribuições e aumentou os seus conhecimentos com outros DJs e levou as suas skills acima da fasquia na discoteca do seu pai quando não estava aberta ao público. Pouco a pouco começou a ser convidada para actuar em alguns eventos na capital de Portugal, depois para fora dessa zona, como Covilhã e Algarve até se estrear no estrangeiro, na Grécia.
Tendo já tocado na africa do sul, onde realizou a sua primeira tour em 2011, e tendo aí retornado em 2012 para uma segunda, Japão, Holanda, Espanha, Alemanha, Costa Rica (onde criou o projecto Tamigani juntamente com a DJ Tâmiris), França, Finlândia, Irlanda, Suíça e França e muitas vezes com seu nome misturado num line up com outros grandes nomes do mundo do Trance psicadélico.
Em 2011 lançou sua primeira compilação, a V/A Secret Transmission com a editora Nexus Media(África do Sul). 2013 foi o ano em que saiu sua segunda compilação, a V/A Science of Music Vol.I, desta vez pela Army Global (México) e um ano depois apenas sai o segundo volume dessa mesma sua obra, ou seja, sua terceira compilação. E a sequela continua, em 2016 lançou V/A Science of Music Vol.III.
Ganeisha de certo que continuará a lançar compilações por muitos mais anos. Apaixonada pela música como assim estava destinada desde pequena, ainda vai tocar em muitas festas e festivais por várias partes do planeta, pois ela tem o delicado cuidado de tocar as faixas que o público quer ouvir. É por essa razão que os sets desta singular artista são tão adorados, e pela sua entrega à música e ao momento.
Poderíamos mesmo dizer que Ganeisha se entrega ao que faz com uma paixão que vai além das mesas de mistura e da música, porque do seu coração reflete-se, também, o respeito e apreciação por aqueles que estão do outro lado da mesa: nós, almas dançantes. Como Amantes o nosso grande desejo é sermos felizes em qualquer estado de alma e o que sentimos nos seus sets é que a viagem é construída e conduzida para qualquer um, de forma perfeita, com amor e carinho, com verdadeira entrega.
Atingindo a maturidade da quinceñera, na América Latina representa o fim da infância e o início da maturidade adulta, para as raparigas, podemos também aclamar o início de uma nova fase para Ganeisha - hoje celebramos os seus conhecimentos, o seu trabalho e tudo o que fez neste mundo que é nosso e nos liga tão intimamente. Os desejos dos AMANTES DO TRANCE são que continue durante muito mais anos a espalhar magia pelos dancefloors em toda a parte do mundo. Que haja sempre sorrisos e almas gratas pelo momento enquanto Ganeisha nos guia para dentro do lindo universo psicadélico a que chamamos de Trance.
Muito parabéns e um grande bem-haja!
Algumas fotos das actuações de Djane Ganeisha nestes 15 anos:
Artigo de Rúben Toy & Maria Rebelo