VIVER É UM PRESENTE

Viver é um presente

Corremos perigo ao estar constantemente atarefados.... Somos levados ao limite. Não é novidade que o stress provoca alterações e que estas têm natureza biológica. Até porque desde há muito tempo que estudos das neurociências descrevem muitos dos impactos do stress, nomeadamente a alteração de diversas redes cerebrais que comandam a atenção, o controlo cognitivo e a tomada de decisão.

Observando o panorama global, somos instigados a no mínimo considerar que estes impactos possam ser resultado da vida que levamos e de como somos influenciados pelo que nos rodeia. O facto de a nossa mente estar em constante movimento, saltando de um pensamento para o outro, preocupação para preocupação, recordação em recordação, e sentimento em sentimento, leva-nos á conclusão de que a consciência raramente está no presente.

 

Assim, projetamo-nos habitualmente no futuro e no passado, não sendo capazes de alcançar o tão difícil lugar do “aqui e agora”. Nesse ponto, para lá o alcance do stress e vivendo o presente em pleno, certificamos um estado de consciência atenta ao que nos rodeia, e em particular, a nós mesmos. É ali que concluímos que estar presente é definitivamente um presente!

A capacidade de viver aproveitando o presente é algo que vamos perdendo com o acumular de voltas ao Sol. Mas viver no presente ainda que desafiador, é possível! A arte de apreciar o momento em que nos encontramos, independentemente da sua valência, é das atividades cada vez mais desafiantes para o ser humano em idade adulta, tendo em conta todos os estímulos e pressões a que somos sujeitos.

Viver no presente é também resultado do sucessivo alcance de novos níveis de conhecimento próprio. Quando deixamos de procurar, damos lugar para passar a encontrar. E encontrar é uma provocação permanente do universo. Até porque, muitas das respostas que procuramos residem em nós próprios. Atreve-te a ser o pirata da tua vida. Assume o comando do navio e desata as amarras. Vive muito. E mais que isso, vive no presente!

Artigo de Dr. Horus
Foto de ZNA Gathering