GUAPA LEE CELEBRA 10 ANOS DE CARREIRA

Susana Borges, seu verdadeiro nome, é uma alentejana apaixonada pela música que nasceu em 1986. Teve aulas de piano e guitarra (seus irmãos mais velhos também tocavam) quando era criança e aos 14 anos começou a cantar Fado. Graças ao seu amigo/mestre Dj Mr. Fritz, Susana começou a explorar seus dotes de mixar e em 2008 estreou-se como Dj numa festa em Covilhã. Tinha nascido nesse ano então o projecto Guapa Lee.

Desde então Guapa Lee já subiu em vários palcos para demonstrar sua magia e nunca parou de evoluir sua técnica de mixar. Já travou trabalhos em algumas editoras como Army Global (México), Replicant Records (Autrália), Magnetika e Crystal Matrix Records (Portugal). Também já teve oportunidade de dividir o palco com grandes nomes do movimento Trance como por exemplo Space Tribe, Absolum, Azax Syndrom, Talamasca, A-Mush, Crazy Astronaut, Vibe Tribe, Tryambaka, D-Maniac entre outros.




Os Amantes do Trance quiseram saber a opinião desta artista sobre algumas questões então fez as seguintes perguntas à própria, que foram:

ADT- O que é que te mudou em 10 anos de carreira e o que é que isso te faz sentir?

GL: Dez anos realmente são algo de importante. O que mudou... no fundo contínuo a ser a mesma, com a mesma paixão e força de querer mais e melhor. Amadureci, como pessoa e musicalmente. Ganhei alguma versatilidade, sem nunca perder a minha identidade nem fio condutor. Sinto-me contente por todo este trajeto. Consegui alcançar sensações que nunca imaginei quando comecei, portanto vale cada minuto.

ADT- Quais as motivações/metas para o futuro?

GL: A minha motivação será sempre a música e a vontade que tenho de a partilhar com todos os que estejam receptivos a isso. A meta será sempre continuar a fazer um bom trabalho, sem nunca desiludir todos aqueles que seguem e apreciam o meu trabalho.

ADT- Que mensagem gostavas de deixar aos nossos seguidores?

GL: Agradeço a todos os que se cruzaram no meu caminho: artistas, produtores, amigos e apoiantes. A vossa energia foi muito importante para chegar até aqui. E espero que nos continuemos a cruzar por este caminho, sempre recheado de música e partilha! Obrigado💓

Óptimas respostas mas os Amantes do Trance quiseram saber também recolher mensagens de algumas pessoas que de certa forma a acompanharam Guapa Lee ao longo destes 10 anos:

"Como ser humano é muito simpática, agradável de se estar e tem poder de comunicação com o público o que é fundamental para um Dj. A nível técnico é uma Dj bastante versátil que toca vários estilos de música a qualquer hora e mixa nas horas. O que ela trouxe para a Crystal na altura, muito jovem, foi uma lufada de ar fresco. Apareceu naquela altura de Djs que apareceram, que eram miúdos que queriam tocar e que lhes foram dado essa oportunidade. E que depois ganharam suas prórias asas. Hoje são referências internacional e nacional e é isso que desejamos a ela."

- Nuno Sá da Crystal Matrix

"Ensinei e dei muitas dicas a outros amigos meus. Quando me cruzei com a Susana Borges aka DJ Guapa Lee, ela tinha já a vontade e o bichinho dos decks, mas faltava-lhe muita coisa. Tornamo-nos amigos através de um amigo em comum que ia sempre me ver tocar. Resolvi ajudá-la e disse-lhe: -"Vou-te tornar num monstro vais ser um Homem a misturar."

Ditei-lhe as minhas regras e ela como pessoa humilde que é, sem me questionar, começou a sua viagem como Djane.

Na sua fase de aprendizagem foi veloz e absorvia com muita facilidade o que lhe explicava. Ela tinha um passado musical o que a ajudou imenso a perceber como funcionava o compasso, a nota musical, etc.

Uma das minhas melhores aprendizes. Se bem que me lembro, começou por partilhar os decks comigo e mais tarde começou a tocar sozinha e lá se tornou na excelente Djane que é hoje.

Para terminar, sempre tive muito orgulho dela pelo seu trabalho e empenho e às horas que passava a treinar.

"Nunca serás bom se não treinares muitas horas por dia e nunca serás o melhor se o deixares de fazer!

" Era a minha frase constante para ela. Agora é o que é hoje: uma excelente Djane."

- Mr. Fritz

"Mais que uma grande artista, para mim és e sempre serás uma amiga e uma irmã!

Uma mulher guerreira e com um talento enorme, o qual tive o prazer de assistir ano após ano desde que te conheço! Além de termos partilhado tantas vezes palco juntas, partilhamos aventuras, sorrisos, lágrimas e um caminho que, eu espero, continue por muitos mais anos!

Que venham mais 10, 20, 30, sempre com esse talento inconfundível, que continuemos juntas a partilhar tantas mais coisas boas como partilhamos até agora!Parabéns por este percurso minha comadre! Adoro-te! ❤️"

- Ganeisha

"Há pessoas com quem nos cruzamos neste meio que vão e vêm... E de vez em quando, de forma inesperada, surgem amizades aliadas à paixão pela música que passam as barreiras da profissão. Transformam-se em laços mais profundos que nos acompanham na loucura da vida real... para os momentos de alegria, assim como os do "lodo" Obrigado por seres uma dessas pessoas na minha vida Susana."

- Tryambaka

Com uma enorme admiração pelo percurso percorrido durante esta década de sucesso, os Amantes do Trance agradecem as belíssimas mixadas que tanto já fizeram vibrar os dancefloors num êxtase de euforia por estas reuniões sagradas.
Muitos parabéns à Guapa Lee e contamos com mais adoráveis actuações e que nos embale com o seu talento por mais 10 anos...ou 100.

 

Artigo Rúben Pádua
Foto de Kharmadelic Photography