ENTREVISTA COM JOHN & WOUTER - PT/ENG
1- Como é que 'Multi Dimensional' começou ? Quem são os principais organizadores e os seus papeis?
R: Nós na maior parte das vezes estamos com o mesmo grupo de pessoas que costumam sair todos os fins de semana , normalmente 2 ou mais por semana. Quase todas as festas acabaram na sala de estar de alguém a apreciar o que estes eventos dão.
Numa destas 'afterparties' nós começamos a brincar com a ideia de criar um conceito nosso, no qual nós poderíamos oferecer a totalidade de um festival numa festa de fim de semana.
Hoje os organizadores principais são o John, e Wouter. Enquanto John assume responsabilidade das decorações e da construção em geral Wouter é o fundador, diretor de artistas e responsável financeiro do festival. Mas claro que a equipa toda é maior que isso.
Toda a gente tem um determinado aspeto a contribuir, resultado na verdadeira 'Dream Team'.
2- Quais são as características mais importantes para um aspirante a organizador de eventos ?
R: O mais importante é estar extremamente motivado, ou seja, tens de estar mesmo a á procura do teu sonho!
Mas mantendo isso em mente, também é importante manter ambos os pés na terra. Tens de começar, mas não começar com um festival de 7 dias!
Organizar é uma jornada na qual tu tens de crescer em conjunto com o conceito criado por ti!
3- Lembras-te da primeira festa a que foste? Qual foi o efeito em ti? O que é que ainda esta presente na 'Multi Dimensional' dessa experiência?
R: A primeira festa psicadélica que eu fui, isso foi a muito tempo atrás.
É difícil dizer um ano exato, mas acho que foi em Novembro de 2009 mais ao menos. Não tenho na memória o nome do evento, mas a vibe da cultura estava definitivamente presente!
Foi amor á primeira vista por tudo em geral! Tinhas tudo, um Decor lindo, qualidade de Soundsytem, Dj's de qualidade, lojas de comida, Chill Out, market área e claro, pessoas fantásticas!
Ainda acredito que este é o formato que as festas psicadélicas deveriam de ser mantidas. E é isso que eu batalho para que aconteça na 'Multi Demensional'.
Deveria de ser sempre o pacote completo, onde as pessoas saiam realizadas e não exaustas.
4- O teu festival de certeza que vai ter algum impacto ambiental no local e é essencial que algumas medidas sejas tomadas. Como é que abordas este tópico?
R: Nós decidimos trabalhar juntamente com a 'Nantic Eco-Sanitation'. Nantic desenvolveu um modelo de casas de banho secas para os eventos, não só sem água, mas também sem produtos químicos, sem estar conectado com a rede de esgotos! É um sistema que minimiza os desperdícios gerados! Acima de tudo, os desperdícios produzidos no evento serão enterrados e tratados no local!
Apesar disso, vamos limpar activamente o local com uma equipa, e por energia em notificar/relembrar o público para ser consciente do lixo que o mesmo produz.
Também vamos tentar dar o máximo das nossas bebidas que pudermos em latas, por o alumínio ser muito mais fácil de reciclar que o plástico.
5- Como é que a seleção dos DJ's funciona para ambos,artistas, nacionais e internacionais ?
R: Maioritariamente a seleção consiste em 'rondar' o Soundcloud e o Facebook, procurar pelas perolas escondidas online.
Mas também há bastantes artistas que enviam pedidos de booking para nós, nós tentamos ver todos e enviar feedback aos mesmos , mas às vezes pode ser um processo demorado.
Claro que alguns dos artistas são selecionados por causa do nosso diretor de artistas seguir as suas produções e bem, esses são selecionais, porque, para nós, esses são os génios músicas do nosso tempo.
6- Em termos de organização estrutural, o que é que planeias alcançar? O que é que sonhas ter nos teus eventos num futuro próximo ?
R: O sonho, é ter o nosso próprio terreno e construir permanentemente estruturas para realizarmos um festival de 5 dias. Viajando pela Europa durante o ano com diversos eventos.
Enquanto também mantemos uma 'tanto quanto possível' comunidade auto suficiente para a equipa e os viajantes!
Os eventos deveriam de trazer algum conhecimento para o publico também, apesar da música épica e da arte. Eu acredito que as nossas mentes estão muito mais abertas durante um festival. Esse é o melhor momento para trazer mais consciência para as pessoas, nos acreditamos.
7- Quantas pessoas acreditas que vão estar presentes este ano e quais vão ser os maiores desafios ao realizar um festival deste tamanho ?
R: Vendo que esta é a nossa primeira edição em Espanha , sou muito precavido em relação a por um número de convidados esperados. Mas temos sempre de estar preparados para a capacidade máxima da localização. Alguns dos possíveis desafios são as opções sanitárias e os espaços de estacionamento.
Normalmente, estes eventos acontecem em localizações remotas, com quase nenhum ou nenhum acesso de água natural. A higiene é bastante importante, e isto pode resultar em alguns problemas se tu tiveres um público enorme de pessoas num espaço.
8- A cena Psytrance cresceu muito ,e com isso vêm novos DJ's, festas e festivais. Na tua opinião, o que é que podia e deveria mudar acerca da nossa amada cena?
R: Eu sinto que A cena psicadélica tem vindo a mudar sem parar desde que nasceu. Bem, antes de eu entrar na mesma, já tinha ido por algumas mudanças.
Esta é uma das coisas que eu amo mais acerca disso, a música e decorações tiveram uma evolução enorme!
Estes deveriam de continuar a evoluir, para ter uma cena constante e sempre melhor!
Imagina só os olhares derretidos e os orgasmos auditivos que estão a nossa espera num futuro próximo!
Outra coisa que eu amaria ver a acontecer é uma maior conexão entre as várias vertentes da cultura psicadélica.
Maior parte das vezes existem grupos de um determinado género que não gostam dos outros estilos, e, por causa disso, tensões podem e já chegaram há nossa cultura muitas vezes antes.
Não deveria de existir esta barreira entre os estilos mais dark, os estilos mais 'fofos' ou os estilos que apelam as comunidades maiores .
Vamos todos só fazer o que continuamos a pregar e criar união! Apesar de tudo , todos temos as mesmas raízes.
9- Quais são as 3 coisas mais importantes que tu tiras das tuas experiências na 'Multi Dimensional'?
R: A primeira é para meter em primeiro lugar o conforto do publico acima de tudo , como uma organização tu precisas de te preocupar ,mesmo, pelas pessoas que vêm para o teu evento , acima de tudo é para os visitantes que organizamos os eventos.
Em segundo , os detalhes visuais. Estes podem mesmo unir um evento.Se estiver a luminosidade suficiente a cobrir o sitio e a arte terrestre, faz uma grande diferença!!
Em terceiro mas não menos importante, eu devo dizer que é para continuar a seguir o sonho, de criar um espaço bonito onde onde podemos juntar pessoas de todas as partes do mundo.
E com tudo isto, também contribuir para uma sociedade ajudando as pessoas a chegar a um estado de felicidade!
10- As pessoas que vão ao festival deveriam de passar algum tempo em Málaga? Alguma recomendação?
R: A província de Málaga é arrebatadora na minha opinião pessoal, eu visitava El Chorro, perto da festa. Tu podes subir até lá e admirar vistas épicas!
Mas também existem muitos Parques Naturais onde podem ir fazer uma caminhada, e claro quando em Málaga, deveriam de ir a um 'Chiringuito' e apreciar 'espetos sardinas' agradeçam-me mais tarde 😉
11- Para finalizar , deixa uma mensagem á comunidade psytrance portuguesa?
R: O público português, como todos nos conhecemos, é uma incrível e apaixonada audiência!
É claramente refletida no numero de artistas de qualidade, organizadores e festivais que podemos encontrar enquanto viajamos por Portugal!
Por essas razões, amaríamos de receber-vos a todos nesta jornada 'Multi Dimensional' pelo tempo e o espaço.
Vamos celebrar o começo dos festivais juntos!
Mais informações sobre o festival Multi Dimensional:
Evento: Multi Dimensional 2019
Bilhetes: Ticketleap
Facebook: Multi Dimensional
INTERVIEW MULTI DIMENSIONAL
1- How did Multi Dimensional start? Who are the main organizers and their roles?
We often were with the same group of people who went to party every weekend,
usually 2 or more times per week. Almost every party ended in someones living room,
enjoying the nice afterglow these events give.
At one of these ‘afterparties’ we started to play with the idea of creating our own
concept, in which we would offer the totality of a festival, in a weekend party.
Today the main organizers are John, and Wouter.
While John takes responsibility of decorations and overall construction,
Wouter is the Founder, Artist Director and Financial Manager of the festival.
But ofcourse the whole team is bigger then that.
Everyone has his own skillset to contribute, resulting in a real Dream-Team to work
with.
2- What is the most important characteristic for an aspiring event organizer?
Most important is to be highly motivated I would say, you have to be really going for
your dream!
But keeping that in mind, its also important to keep both of your feet steady on the
ground.
You do have to start, but you can not start with a 7 day festival.
Organizing is a journey in which you have to grow, together with the concept you
created.
3- Do you remember the first party you went to? What was the effect on you? What is
still present in Multi Dimensional from that experience?
The first psychedelic party I went to, well thats already a long time ago.
I find it difficult to put an exact year on it, but I’m guessing it was November 2009
more or less. I have no memory of the name of the event, but the vibe of the culture
was definitely present!
I immediately fell in love with the whole package.
You had everything! Beautiful decor, quality Soundsystem, quality dj’s, food-shops,
chill out, market area and of course awesome people.
I still believe that this is the format in which psychedelic parties should be held.
And this is also what I strive to make happen on the Multi Dimensional events.
It should always be a full package, where people leave fulfilled afterwards and not
exhausted.
4- Your festival will certainly have some environmental impact on the location, and it
is essential for some measures to be taken. How do you approach this subject?
We have decided to work together with Nantic Eco-Sanitation.
Nantic has developed a model of dry toilet for events, not only without water, but no
chemical products, not connected to the sewer network!
Its a system which minimizes the generated waste! And above all, the waste
produced on the event will be buried and treated on site!
Besides that we will actively clean the site with a team, and put energy in notifying/
reminding the crowd to be mindful of the trash they produce.
We will also try to give as much of our drinks as possible in can’s, as Aluminium is a
lot easier to recycle then plastic.
5- How does the DJ selection work for both national and international artists?
Mainly the selection consists of scouting soundcloud and facebook, looking for some
of the hidden gems hiding online.
But there are also quite some artist’s who send booking request’s, we try to go
through all of these and give feedback, but it can be a time-consuming process.
Of course some of the artist’s get selected because our artist director has been
following their productions and well, and those get selected because to us, these are
the great musical geniuses of our time.
6- In terms of organization structure, what do you plan on reaching? What do you
dream of having in your events in a near future?
The dream, is to have our own land and build permanent structures to host a 5day
festival. And travel Europe during the year with several event’s.
While also running an as-much-as-possible self sustainable community for the crew
and travellers.
The events should bring some knowledge to the crowd too, besides epic music and
art. I believe that our minds are most open while we are at a festival.
Thus it is the best moment to bring more mindfulness to the people, we believe.
7- How many people do expect will attend this year and what are the biggest
challenges when putting together a festival this large?
Seeing this is our first edition in Spain, I’m very cautious with putting a number on
the expected guest’s.
But you always have to be prepared for the maximum capacity of your location.
Some of the possible challenges usually are sanitary options and parking space.
Usually, these events happen in remote locations, with barely any or no access to
running water.
Hygiene is very important, so this can result in some problems if you have a huge
crowd of people together in one place.
8- The Psytrance scene has grown a lot, and with that come new DJ’s, parties and
festivals. In your opinion, what could and should change about our beloved scene?
I feel the Psychedelic scene has been changing none-stop since its been born.
Well before I entered the scene, it had already gone through some changes.
This is one of the things I love most about it, the music and decorations have really
transformed.
These should keep transforming, to keep the scene fresh.
Just imagine what eye-candy and eargasms are waiting for us in the near future!
Another thing what I would love to see happen, is more interconnectedness between
the different sub-scenes of psychedelic culture.
Often there are groups of one sub-genre, who don’t like the other styles, and
because of this, tensions can and already have arrived to our culture many times
before.
There should not be this wall between the darker styles, the fluffy styles or the
styles that appeal to bigger crowds.
Let us all just do what we keep on preaching, and create some unity!
After all, we all share the same roots.
9- What are 3 major things you take with you from these experiences into Multi
Dimensional?
First one is to prioritize the comfort of the crowd above all, as organization you need
to really care for the people who come to your event, after all its for the visitors
that we organize the event.
Secondly, visual details. These can really tie an event together.
If there is enough atmospheric lighting covering the site and land art, it makes a big
difference!
Third of all I would say is to keep on following the dream, to create a beautiful space
where we can join people together from all over the world.
And with all of this, also try to contribute to our society by helping people reach a
state of bliss!
10- Should people coming to the festival spend some time in Málaga? Any
recommendation?
The province of Málaga is astonishingly beautiful in my personal opinion, I would for
sure visit El Chorro, close to the party.
You can go climbing there and enjoy epic views!
But there are plenty of Natural Parc’s where you can go for a walk.
And of course when in Málaga, you should go to a ‘chiringuito’ and enjoy ‘espetos de
sardinas’ thank me later 😉
11- To finalize, leave a message to the portuguese audience.
The Portuguese crowd, as we all know, is an incredibly passionated audience!
Its clearly reflected in the amount of high quaility artist’s, organizations and festivals
one can find while travelling Portugal!
So we’d love to welcome all of you to join us into this Multi Dimensional journey
through time and space.
Let us celebrate the start of the festival season together!